tcarlotti@gmail.com / rede social


“Brasil exporta mais para o Vietnã do que para Portugal, Reino Unido e França”, diz Lula

para o Fórum 21

Brasil e Vietnã estreitaram os laços de uma relação bilateral de 35 anos promovendo-a para uma Parceria Estratégica, nesta sexta-feira (28), durante o encontro dos presidentes Luong Cuong (Vietnã) e Lula (Brasil) em Hanói. O presidente brasileiro convidou o Vietnã para participar da cúpula do BRICS e prometeu um acordo comercial do Mercosul.

Em entrevista coletiva, Cuong disse que o Vietnã estava “considerando seriamente” permitir a entrada de carne bovina brasileira no país (Reuters). “Abrir o mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairia investimentos de frigoríficos brasileiros para tornar este país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático”, complementou Lula. Ele também sugeriu ao Vietnã comprar aviões da Embraer e se tornar um centro regional para o processamento de carnes brasileiras.

“Com o fluxo de comércio bilateral que já se aproxima de 8 bilhões de dólares, o Brasil exporta mais para o Vietnã do que vende para Portugal, Reino Unido e França. Por isso, meu governo tem interesse em reconhecer o Vietnã como economia de mercado. Essas e outras medidas vão nos permitir ampliar os fluxos de comércio e de investimento entre os nossos países”, destacou.

Lula também visitou, nesta sexta-feira, o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), To Lam, que parabenizou “o governo e o povo brasileiro, sob a liderança do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, pelas conquistas alcançadas recentemente, melhorando a vida da população e promovendo a justiça social, além de fortalecer o papel e a posição do país no cenário internacional”, informa Prensa Latina.

FUJÕES

24 horas após o indiciamento de Bolsonaro e cia, a Justiça argentina confirmou a prisão de dois bolsonaristas pela tentativa de golpe contra Lula. Serão presos Joelton Gusmán de Oliveira e Joel Borges Correa que interpuseram um recurso contra a sentença de prisão anterior, agora ratificada pelo tribunal argentino.

Até agora, as forças de segurança do país vizinho prenderam apenas cinco das 61 pessoas foragidas no país, informa Página 12. Como destaca a reportagem, “os bolsonaristas confiavam que a Casa Rosada daria uma solução política aos mandados de prisão, mas isso não aconteceu, entre outros motivos por que — aparentemente — Milei não quer agravar os conflitos com Lula e não pode deslegitimar o sistema de justiça brasileiro”.

Um dos que permanece ileso no território argentino é o sobrinho de Bolsonaro. Aproximadamente um mês após ser acusado, Leonardo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Léo Índio, deu uma entrevista a uma rádio do Paraná, dizendo que passou 20 dias na Argentina com um visto de turista e irá se apresentar às autoridades para atualizar seus documentos e permanecer no país legalmente, informa La Nacion.

Confira a síntese do julgamento de Bolsonaro pelo jornalista Mario Osava na Inter Press Service.

TRABALHADORES DA AMAZÔNIA

O francês L’Humanite.fr traz reportagem sobre mais de 90 sindicalistas e ativistas sociais de diferentes países que estiveram em Brasília, nos dias 26 e 27 de março, a menos de oito meses do lançamento da COP30, para dar voz aos trabalhadores esquecidos nas negociações climáticas. Eles pressionam pela melhoria das condições de trabalho na região amazônica e buscam perspectivas comuns em relação à proteção florestal. https://www.humanite.fr/environnement/amazonie/cop30-au-bresil-un-sommet-intersyndical-pour-porter-la-voix-des-travailleurs-damazonie

ATO HISTÓRICO

O português Público informa que um navio fretado fará o caminho entre Brasil e Angola por onde passaram 5 milhões de pessoas escravizadas ao longo de 400 anos. Em memória aos 2,5 milhões de mortos durante a travessia, haverá um ato religioso. Duas mil pessoas estarão a bordo na viagem programada para dezembro deste ano, visando estimular uma reflexão sobre o tema. O projeto é coordenado pelo antropólogo brasileiro Dagoverto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A embarcação partirá do Porto de Santos com destino a Luanda.

BRASIL CRESCE (literalmente)

A Comissão das Nações Unidas (ONU) sobre Limites da Plataforma Continental (CLPC) aprovou uma proposta brasileira para estender sua plataforma continental ao longo de sua costa norte. A nova área se estende do estado do Amapá até o Rio Grande do Norte e ultrapassa as 200 milhas náuticas (370 quilômetros) da Zona Econômica Exclusiva, faixa marítima sobre a qual o país já possui direitos reconhecidos internacionalmente. A decisão foi publicada na última quarta-feira, e com ela o país poderá explorar a chamada Margem Equatorial, que abrange uma área de aproximadamente 360 ​​mil quilômetros quadrados, equivalente ao território da Alemanha. “O reconhecimento representa uma importante conquista geopolítica e estratégica para o país”, disse a Marinha em um comunicado, informa Página 12.

(Foto: Ricardo Sutckert/PR)


Descubra mais sobre tcarlotti.blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre tcarlotti.blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo