Confira as notícias sobre o Brasil na mídia internacional
Para o Fórum 21
O Itamaraty pedirá explicações ao governo Trump sobre o “tratamento degradante” dispensado aos 88 cidadãos brasileiros deportados na última sexta-feira (24). O avião americano, com destino a Belo Horizonte, pousou no aeroporto de Manaus por problemas técnicos. Ali, a Polícia Federal descobriu que os passageiros tinham sido transportados algemados e acorrentados. O Governo Lula considerou o tratamento recebido “inaceitável”.
A nota do Itamaraty denuncia o uso indiscriminado de algemas e correntes, o que viola um acordo bilateral que prevê “tratamento digno, respeitoso e humano” aos cidadãos retornados. Informa que pedirá explicações ao novo governo norte-americano; e diz que estará atento às alterações nas políticas de imigração do referido país “para garantir proteção, segurança e dignidade dos brasileiros que residem nos EUA”. O tema foi notícia no Nodal, Prensa Latina e Reuters.
A Colômbia também reagiu. Neste domingo, o presidente Petro declarou que não toleraria mais voos de deportação em aviões militares e com migrantes algemados. “Um imigrante não é um criminoso”, sublinhou. Em resposta, Trump acusou a Colômbia de violar a segurança nacional e ameaçou com tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos, uma porcentagem que poderia subir para 50% numa semana. O embate diplomático terminou na madrugada desta segunda-feira, após Trump suspender as sanções e Petro permitir a utilização de aeronaves militares, com garantias de retorno decente.
“Com a sua força econômica e arrogância, eles podem tentar realizar um golpe de Estado como fizeram com Allende. Mas eu morro na minha lei, resisti à tortura e resisto a você”, escreveu o presidente colombiano ao bilionário. Confira reportagem em El Salto.
LULA E PUTIN CONVERSAM
O presidente Lula deverá viajar para a Rússia em maio para participar das comemorações dos 80 anos da vitória — garantida pela então União Soviética — sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento acontece em Moscou e o convite foi do próprio presidente Vladimir Putin, com quem Lula teve uma conversa telefônica nesta segunda-feira. Eles abordaram as preocupações frente ao cenário internacional.
Lula reiterou o compromisso do Brasil com a paz e o presidente russo agradeceu as iniciativas brasileiras por uma solução pacífica para a Guerra na Ucrânia. Eles também discutiram a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o encontro dos Brics. Putin sugeriu a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países, informa Prensa Latina.
TÁ LIBERADO
O presidente Lula poderá retomar integralmente a sua rotina de trabalho, incluindo as viagens internacionais. A boa nova veio hoje do hospital Sírio-Libanês, onde Lula realizou nova tomografia de controle. O exame mostrou uma redução do hematoma na cabeça, compatível com a melhora progressiva do seu estado de saúde. O presidente continua sob supervisão do corpo clínico, liderado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, informa a cubana Prensa Latina.
GOLPISTAS
A delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, aponta que Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, faziam parte da ala mais radical do grupo que, no final de 2022, apoiava o trama golpista. Cid afirmou que ambos mantinham conversas frequentes, “instigando-o a dar um golpe de Estado”. Os dois não foram incluídos (sequer citados) no relatório final da Polícia Federal (PF). A Procuradoria-Geral da República vai agora decidir se apresenta denúncia ao Supremo Tribunal Federal solicitando investigações sobre a dupla. Ambos negam as acusações.
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, qualificou nesta segunda-feira, o depoimento de Mauro Cid como gravíssimo: «É gravíssimo saber que Michele e Eduardo Bolsonaro estiveram entre os maiores defensores do golpe armado contra a posse de (Luiz Inácio) Lula (da Silva), segundo a primeira denúncia de Mauro Cid… Foram e continuam sendo as pessoas mais próximas da inelegibilidade e seus maiores porta-vozes na política”, escreveu em suas redes. E complementou: “O momento da verdade está chegando”, informa Prensa Latina
O ministro Alexandre de Moraes (STF) manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra, preso sob suspeita de participar da intentona golpista. Ele parte dos chamados Black Kids, grupo de elite do Exército. Em sua decisão, o juiz permitiu que o soldado recebesse apenas visitas da esposa e da filha. Os contatos familiares foram suspensos depois que uma irmã de Bezerra tentou lhe entregar equipamentos eletrônicos escondidos em uma caixa de bombons, informa Prensa Latina.
PESQUISAS
O sulafricano Daily Maverick e o português Correio da Manhã destacam a queda da aprovação do governo Lula, indicado pela pesquisa Genial/Quaest. O índice de aprovação foi de 47%, o menor desde que Lula assumiu a Presidência. A desaprovação passou de 47% no mês passado para 49% agora. Preocupações econômicas contribuíram para os resultados, afirma a Quaest.
Foto: Casa Branca/Reprodução

