tcarlotti@gmail.com / rede social


Imigração e eleições nos EUA

Produção Diálogos INEU

Neste ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos, a questão da imigração, apontada como um fator decisivo na escolha dos eleitores americanos por este ou aquele candidato, vem ganhando peso no debate eleitoral.

Frente a isso, o Diálogos INEU, um programa do Instituto Nacional de Estudos Políticos sobre os Estados Unidos, o INCT-INEU, vem ouvindo uma série de especialistas sobre o tema da imigração, entre eles, Luís Edgardo Coronado Guel, professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, localizada a 100 quilômetros da fronteira com o México

Em conversa com Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU), ele analisa como os partidos políticos estão se mobilizando em torno do tema, o histórico de criminalização e as políticas restritivas à entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

No primeiro programa (veja acima), Coronado aborda as relações entre os Estados Unidos e o México no tocante à questão e as políticas restritivas estadunidenses, tanto em governos democratas quanto republicanos, inclusive a crise humanitária provocada pelo bilionário e atual candidato, Donald Trump, que separou crianças de suas mães, colocando os estrangeiros em jaulas.

“Existe uma tendência política entre os eleitores, que não têm acesso à realidade da fronteira, para ver a fronteira como um local de crise e um perigo para a nação americana. Isto é explorado por grupos políticos”, aponta Coronado, ao trazer a forte criminalização do imigrante naquele país. Em sua avaliação, urge “sensibilizar as gerações mais jovens para compreenderem o que se passa no mundo em termos de deslocamentos humanos”.

Coronado, também diretor da SBS Mexico Initiatives, aborda no segundo programa (acima) as disputas entre as jurisdições federal e estadual nos Estados Unidos, comentando a batalha legal entre a Casa Branca e a recente legislação aprovada pelo Texas, que permitiu a detenção e expulsão de estrangeiros que atravessaram a fronteira sem autorização.

Analisando o processo de judicialização da questão, ele mostra o caráter conservador da Corte Suprema dos EUA que, desde Trump, apresenta inegáveis tendências a favorecer as pautas republicanas.

Coronado também comenta como, em tempos de fake news, os partidos têm usado o discurso político para manipular a opinião pública, incluindo uma retórica infundada sobre imigração que mobiliza o medo, o racismo e os preconceitos nacionalistas entre os eleitores americanos.

Quem gostar do tema está convidado, nesta quinta-feira, 11 de abril, a acompanhar a entrevista com a cientista social Thaís Lacerda, editora do Latino Observatory, que mostra o quão benéfica é a imigração para a economia dos EUA, com dados que desconstroem qualquer preconceito, escancarando o abismo que existe entre o discurso estadunidense a respeito da imigração e a sua realidade.

O programa vai ao ar todas as quintas, às 19h no Canal do INCT-INEU.


Descubra mais sobre tcarlotti.blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre tcarlotti.blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo